top of page

Blog

Maquilhagem e cuidados dermatológicos - serão compatíveis?

  • Rita Travassos
  • 1 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Nos dias de hoje a maquilhagem faz parte do nosso quotidiano.


​​Em Portugal, apesar das estatísticas colocarem a mulher portuguesa numa posição conservadora, estimando-se que apenas 71% se maquilham quando comparadas com a média europeia (até 83%), este hábito tem vindo a aumentar.


O ato de maquilhar-se é um momento muito pessoal, de prazer e de preparação para o contacto com o exterior, quer na vida profissional, como social e pessoal.


Contudo frequentemente é levantada a questão em relação à maquilhagem ser prejudicial/ incompatível com o tratamento de determinadas condições dermatológicas, nomeadamente a acne, a rosácea ou as alergias cutâneas.


No caso das peles com acne/ tendência acneica o uso de maquilhagem pode ser utilizado desde que os produtos sejam corretamente selecionados. A utilização de cosméticos desadequados pode agravar a acne ou desencadear mesmo o aparecimento de uma erupção acneiforme numa pele suscetível (acne cosmetica). Devem ser sempre escolhidos produtos com a denominação: oil-free/ não comedogénico. A face deve ser lavada duas vezes por dia e a maquilhagem removida sempre antes de deitar.


No caso das peles reativas ou com rosácea, recomenda-se o uso de bases/ fonds de teint formulados especificamente para peles sensíveis, e em alguns casos misturar mesmo com o creme hidratante.


A aplicação da base deve ser realizada com a ponta dos dedos ou esponja, com movimentos suaves, e a uniformização com um pincel grosso. E deve sempre seguir-se à aplicação do creme prescrito para a condição dermatológica em causa (e do protetor solar, se for também o caso).

Outras recomendações:

- os pincéis devem ser lavados semanalmente e não ser partilhados, de modo a evitar a potencial contaminação quer por agentes microbianos, ou por componentes potencialmente irritativos/ alérgicos dos produtos utilizados;


- se notar o aparecimento de vermelhidão, descamação, acompanhada de prurido (comichão) ou ardor, em alguma área da face/ toda a face, distinta das áreas afetadas habitualmente pela sua condição dermatológica, poderá tratar-se de uma alergia cutânea a algum produto cosmético. Deverá nesse caso procurar um dermatologista, para que seja realizado o correto diagnóstico e tratamento.


Por último, no caso de condições dermatológicas potencialmente desfigurativas, nomeadamente cicatrizes, lesões vasculares, alterações da pigmentação (despigmentação, como no vitiligo ou hiperpigmentação como no melasma), a maquilhagem corretiva tem um papel muito importante. Nesse caso a orientação por um maquilhador profissional pode fazer toda a diferença, no ensino das técnicas de aplicação e escolha dos produtos a utilizar.



 
 
 

Comments


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page