Maquilhagem: cuidados
- Rita Travassos
- 12 de fev. de 2019
- 1 min de leitura
A maquilhagem ainda é considerada por algumas pessoas como prejudicial para a pele, sendo temida especialmente por doentes com determinadas patologias do foro dermatológico. Contudo, muitas vezes são esses mesmos doentes que podem beneficiar mais do uso de maquilhagem, nestes contextos "maquilhagem correctiva", em situações como: rosácea, alterações da pigmentação (vitiligo, melasma) ou mesmo na acne.
Hoje vamos falar dos cuidados a ter com o material usado na maquilhagem, nomeadamente os pincéis.

Os pincéis de maquilhagem acumulam resíduos de produtos, detritos, óleo e constituem um terreno fértil para a proliferação de bactérias. Pelo que o uso de pincéis de maquilhagem sujos pode estar associado ao desenvolvimento de infecções cutâneas (quer fúngicas, quer bacterianas).
Para minimizar este risco devemos proceder à limpeza dos pincéis a cada 7-10 dias, cumprindo as seguintes recomendações:
- lavar as pontas com água corrente morna para remover a maquilhagem residual (contudo lave apenas a ponta, pois submergir toda a cabeça da escova acabará por dissolver a cola que une a cabeça à pega do pincel)
- colocar as pontas do pincel num recipiente com água e champô neutro
- depois lavar sob água corrente e retirar o excesso de humidade com uma toalha de papel limpa e seca.
- deixar os pincéis a secar sobre uma toalha com as pontas penduradas na borda do balcão.
E claro, não compartilhe os seus pincéis de maquilhagem.
Veja as recomendações da American Academy of Dermatology
Veja mais recomendações sobre maquilhagem no post
Comments