Cicatrizes de acne: tratamentos
- Ana Rita Oliveira Travassos
- 16 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
As cicatrizes de acne podem ter aspectos distintos, o que condiciona o tipo de tratamento mais eficaz.
Temos cicatrizes elevadas, com relevo (hipertróficas e quelóides) e cicatrizes deprimidas como: as ice-pick, mais profundas e afiladas, cicatrizes com bordo abrupto (chamadas "boxcar") ou deprimidas com bordos arredondados ("rolling").
Antes de iniciar o tratamento das cicatrizes é essencial controlar a doença activa, não devendo estar presentes lesões inflamatórias (borbulhas, abcessos) e geralmente os doentes já devem ter suspenso os tratamento sistémicos, nomeadamente a isotretinoina.
Vários tratamentos que pretendem promover a renovação das camadas da pele e torná-la mais uniforme - ressurfacing podem ser associados a cirurgia ou utilização de materiais de preenchimento.
O tratamento das cicatrizes de acne deprimidas inclui: - Cirurgia da cicatriz: isoladamente ou associado a técnicas de ressurfacing, em cicatrizes deprimidas profundas. - Resurfacing: LASER, peeling químico, dermoabrasão ou microdermoabrasão
Estes tratamentos têm melhores resultados com cicatrizes deprimidas, mas pouco profundas, pois atenuam os bordos das cicatrizes tornando-as menos perceptíveis. Frequentemente é utilizado em combinação com outros métodos nas cicatrizes mais profundas, para uniformizar a pele.

- Preenchimentos - com ácido hialurónico ou gordura do próprio doente, no caso de cicatrizes deprimidas profundas. - Skin tightening (recorrendo a radiofrequência) - Terapia de indução de colágeno (microneedling) - Eletrodissecção
Nas cicatrizes elevadas, como o caso das cicatrizes hipertróficas ou quelóides, podem ser usados: - Injeções - A injeção de medicamento diretamente nas cicatrizes, como corticosteróides, interferon ou 5-FU pode suavizar e achatar as cicatrizes elevadas e espessas. - Cirurgia da cicatriz - para obter melhores resultados é frequentemente associada a outros tratamentos, como injecção de corticosteróides. - LASER - Criocirurgia: este tratamento promove a congelação do tecido cicatricial, conduzindo a necrose das células nomeadamente os fibroblastos, sendo bastante eficaz em cicatrizes elevadas. Para optimizar os resultados recomenda-se a associação a injeções de corticosteróides. A principal desvantagem é que a crioterapia pode causar manchas hipopigmentadas nas áreas tratadas, pelo que não é recomendada em fototipos elevados. - Cremes e géis para cicatrizes, pensos de silicone: Pode reduzir o tamanho da cicatriz e o desconforto, sendo recomendado principalmente como tratamento preventivo, ou seja, em cicatrizes recentes para evitar que se tornem elevadas.
A escolha do melhor tratamento/ combinação de tratamentos deve ser decidida pelo seu dermatologista, o qual deve estar informados dos tratamentos previamente realizados ou em curso. Deve ter em consideração que alguns tratamentos de cicatrizes, nomeadamente LASER ou outros métodos de ressurfacing devem ser realizados no Inverno, pois a exposição solar pode causar hiperpigmentação nas áreas tratadas.
Comments