Toxina Botulínica em Dermatologia - o que esperar
- Rita Travassos
- 24 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

A toxina botulínica actualmente tem diversas aplicações, como tratamento da enxaqueca ou correcção de assimetrias/ paralesias faciais.
Em dermatologia é utilizada essencialmente para amenizar as rugas de expressão, especialmente no andar superior da face e no tratamento da sudorese excessiva (hiperhidrose).
O que acontece durante este procedimento? No tratamento das rugas é injetada uma pequena quantidade de toxina botulínica nos músculos alvo no rosto ou no pescoço. Isso relaxa temporariamente os músculos visados, diminuindo as linhas finas e as rugas. O efeito dura cerca de 4-6 meses.
Ao tratar a transpiração/ sudorese excessiva, a toxina botulínica é injetada diretamente na área da pele a tratar - axila (ou mãos) e o tratamento pode fornecer até 6 meses de alívio da transpiração excessiva.
Terei falta de expressões faciais após o tratamento? Os dermatologistas pretendem que seus pacientes pareçam naturais. Para fazer isso, é injectada apenas a quantidade suficiente para enfraquecer e relaxar os músculos alvo sem afetar outros músculos. Isso permite que os pacientes mantenham suas expressões faciais naturais.
Perderei a capacidade de sentir onde tenho as injeções? Não. Este tratamento não afeta sua capacidade de sentir.
Quando é possível repetir o tratamento? O tratamento pode ser novamente realizado quando a transpiração excessiva ou linhas e rugas reaparecerem.
Há tempo de inatividade? A maioria das pessoas retorna às atividades quotidianas imediatamente.
O que devo fazer depois do procedimento? Para evitar que a substância injetada se espalhe para áreas onde você não a deseja, é necessário tomar algumas precauções:
- Não esfregar ou massajar as áreas onde recebeu as injeções; - Se aplicar maquilhagem, deve ter cuidado para não pressioná-la ou esfregá-la; - Deve esperar cerca de 24 horas para realização de atividade física extenuante.
Notarei logo o resultado?
O efeito da toxina botulínica não é imediato, levando 3-7 dias a ser notado.
Quais são os possíveis efeitos colaterais? Se um paciente desenvolver efeitos colaterais, estes tendem a ser leves e temporários. Localmente pode desenvolver vermelhidão/ contusão/ inchaço no local das picadas, que depois desaparecem. Pode desenvolver dor de cabeça leve (incomum) ou fraqueza em um músculo vizinho, levando a uma sobrancelha ou pálpebra caída temporariamente (raro).
O que devo dizer antes de realizar o procedimento: Deve informar o dermatologista de:
- todos os medicamentos que toma, não se esquecendo de analgésicos (ex.: AAS), anticoagulantes e produtos de ervanária; - Se está grávida ou planeia engravidar;
- Todas as cirurgias e tratamentos cosméticos que fez.
Não omita nada, mesmo que pareça pouco importante.
Comments